SIGNIFICADO: Forte evidência, situação extremamente óbvia, verdade irrefutável.
ORIGEM: Jacques de la Palice, é a pessoa a quem se imputa a génese da célebre e linda expressão idiomática “VERDADE À LA PALICE”.
Entre os séculos XV-XVI, acatava as ordens de três Reis franceses e participou com sucesso em todas as guerras italianas da sua época.
Era tamanha a sua popularidade, que fez despertar o interesse junto dos soldados, designadamente impulsionando aqueles a criar canções militares a seu respeito.
Uma das canções, cantada após a sua morte, continha um dos seguintes versos: S´IL N´ÉTAIT PAS MORT IL FERAIT ENVIE = se ele não estivesse morto, estaria vivo; OU: se ele não estivesse morto, faria inveja.
O verso da canção acabaria por se deformar e a ser citado assim: S´IL N´ÉTAIT PAS MORT IL SERAIT EN VIE = se ele não estivesse morto estaria vivo. Daqui surgiu o termo «LAPALISSADA», que significa uma forte evidência, uma situação extremamente óbvia.
Aquela frase viria a inspirar uma canção satírica de Jacques de la Monnoye, segundo a qual “UN QUART D´HEURE AVANT SA MORT, IL ÉTAIT ENCORE EN VIE” = um quarto de hora antes da sua morte, ele ainda estava vivo.
É uma verdade incontestável tout court.