Isto não é eficácia – é perseverança. Mas enquanto a primeira poderá ser efémera, a segunda é vitalícia, e pode ser sempre condição da primeira.
Naturalmente, poderia muito bem ser a minha querida avó materna, que faleceu bem mais nova que esta icónica praticante de artes marciais. Com o espirito de perseverança com que minha avó manejava os instrumentos agrícolas, e com uma grande estaca enfrentava os lobos que circundavam a corte do gado nas terras de Tarouquela-Cinfães, esta nossa Senhora, cuja foto percorre o planeta, levou uma vida provavelmente mais soft, mas com uma admirável continuidade que não está certamente ao alcance do cidadão comum. A sua expressão mostra o empenho de uma vida, os seus olhos mostram a infalibilidade prévia, a sua indumentária mostra a etiqueta, a sua postura mostra o esforço e caráter, e seu espaço mostra a resignação ou a abnegação de futilidades.
Esta é a descrição dos valores fundamentais duma ética específica, os quais deveriam residir na essência de todo o ser humano isoladamente considerado, e com reflexo nas relações intersubjetivas.
Bem haja por teres despoletado a maravilhosa e concomitante lembrança de minha avó e meu trisavô maternos, sendo que este me ensinou a manejar o pau, que eu aprofundei com o treino do Nunchaku.