SEM EIRA NEM BEIRA

SEM EIRA NEM BEIRA

Significado: Pessoas sem bens, sem posses.
Origem: Eira é um terreno de terra batida ou cimento, e mais remotamente em pedra, onde se malhava o milho e o centeio, deixando-se os grãos ao ar livre para secar.
Beira é a beirada, ou delimitação, da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos, e o proprietário, ou terá o árduo trabalho de os apanhar, ou então fica sem eles.
Na região nordeste brasileiro este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação.
Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado.
As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado triplo, então construíam somente a tribeira ficando assim sem eira nem beira.
No norte de Portugal, nas terras de Cinfães, havia muitas eiras, essencialmente em pedra, com ausência de cimento; no que concerne à beira dos telhados, também existiam, mas sem caleiras.
De todo o modo, “sem eira nem beira”, significa que se tratava de pessoas que não tinham eira, porque também não tinham o milho e o centeio; e a beira, era apenas uma delimitação precária da cobertura das casas.

Sobre António Maria Barbosa Soares da Rocha

Veja Também

Negócio jurídico associativo/Contas de gerência e documentos de suporte/Observância da forma_Pedido

PARA TODOS AQUELES QUE SE ENCONTREM MENOS FAMILIARIZADOS COM A MATÉRIA, SURGIRÃO CERTAMENTE ALGUMAS  DÚVIDAS: ...