Jurisconsulto/Departamento de assuntos jurídicos

Jurisconsulto/Departamento de assuntos jurídicos

Por notificação realizada a 31 de julho do ano 2020, na sequência de despacho proferido a 16 do mesmo mês, exarado na proposta n.° 448DRM2020, constituí-me autorizado a exercer a atividade de jurisconsulto especialmente nas áreas do direito administrativo, financeiro e processual.

DESIGNAÇÃO DAS FUNÇÕES:

– Trata-se de uma atividade por conta própria, embora possa ser exercida em regime de exclusividade e subordinação para uma determinada entidade.

Atividade essa, remunerada, quando assim for contratado, embora o seja em regra pelos profissionais do foro jurídico (advogados e solicitadores), quando se trata de dar um parecer para integrar em determinado processo, independentemente do tribunal ou da instância. Basicamente, a sua atividade é colmatadora de lacunas ou má interpretação da lei, como brota dos art.ºs 9.º e 10.º do Código Civil, atendendo a que o doutor faz doutrina, e esta é uma fonte mediata do direito, suscetível ainda de contribuir para outra fonte do direito – a jurisprudência dos tribunais.

Em determinadas circunstâncias, com o seu «savoir faire», poderá também servir para conduzir o julgador ao iter conducente a uma adequada subsunção jurídica.

CONTACTOS:

E-mail: info@antoniosoaresrocha.com

LINKS CORRELACIONADOS:

www.antoniosoaresrocha.com/sobre

https://g.page/DoutrinaFonteJuridica?we

Sobre António Maria Barbosa Soares da Rocha

António Maria Barbosa Soares da Rocha
EM TERMOS ACADÉMICOS, o autor obteve o grau de Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, nas áreas do Direito Administrativo, Financeiro e Processual - programa de doutorado "Administração, Finanças e Justiça, no Estado Social", com a tese subordinada ao tema «O representante da Fazenda Pública no processo tributário - Enquadramento Institucional e Regime Jurídico». Como investigador, defendeu temas científicos em universidades de renome, designadamente no I Congresso de Investigadores Lusófonos e no I Congresso de Derecho Transnacional. Consagrou-se Mestre pela Universidade Católica, na área do Mestrado Geral em Direito, com a defesa da tese subordinada ao tema «Oposição Vs Impugnação Judicial», publicada pela editora daquela Universidade em Portugal e Brasil. Terminou a licenciatura em direito na Universidade Lusófona, embora a tivesse iniciado na Universidade de Coimbra, onde concluíra o 2.º ano do curso. NO ÂMBITO PROFISSIONAL, exerce a atividade de JURISCONSULTO, é blogger, youtuber, e autor das obras com edições continuadas “Oposição Vs Impugnação Judicial”, “O Essencial sobre o Arrendamento Urbano”, “Minutas e Formulários - Anotados e Comentados”, “A Demanda e a Defesa nas Execuções Cíveis e Fiscais”, "Manual do Regime Jurídico do Arrendamento - A Narrativa, a Ciência, o Pragmatismo e o Pleito, no Arrendamento, e "O representante da Fazenda Pública no processo tributário - Enquadramento Institucional e Regime Jurídico". O autor tem uma experiência superior a 30 anos como funcionário da Autoridade Tributária, passando por todas as metamorfoses da carreira até ocupar funções que se coadunam essencialmente com o direito. Em período precedente estivera ligado ao setor das telecomunicações, e de forma mais acentuada à mediação e direito dos seguros. NO CAMPO DESPORTIVO, é praticante de Karate Goju-Ryu e treinador reconhecido pelo IPDJ. Embora tenha iniciado essa prática com referência à linha do Mestre Taiji Kase, viria a ser consagrado cinto negro na vertente de Karate Shotokan pelo Mestre Hirokazu Kanazawa em 1999, e posteriormente, pelo estilo que ora pratica, da linha Okinawa Goju-Ryu Karatedo Kyokai.

Veja Também

O Covid.19/Coronavírus – As medidas legislativas – Apoios/beneficiários – Procedimentos

Tweet Email Tweet EmailPerante as questões recorrentes de pessoas menos esclarecidas, algumas das quais com ...