Calcanhar de Aquiles

Calcanhar de Aquiles

Significado: Ponto fraco.

Origem: Segundo a mitologia grega, a mãe de Aquiles, Tétis, pretendia que o seu filho tivesse capacidades ímpares, que o tornassem indestrutível. Para isso, não se sabe se por convicção própria ou por alguém que lhe tivesse transmitido determinados conhecimentos, o facto é que a senhora resolve mergulhar o filho num poço mágico, e a segurá-lo, fê-lo exatamente pelo calcanhar. Ou seja, a única parte que não foi mergulhada, foi o calcanhar onde a senhora segurava.

Anos mais tarde, Aquiles veio efetivamente a converter-se num temível guerreiro.

Durante a guerra de Tróia, aquele guerreiro foi atingido no local do corpo que ficara fora das águas mágicas – o calcanhar.

O calcanhar ficou assim conhecido como o “ponto fraco” do famoso guerreiro, e daí a proveniência da expressão.

Sobre António Maria Barbosa Soares da Rocha

António Maria Barbosa Soares da Rocha
O Autor obteve o grau de Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Derecho Administrativo, Financiero y Procesal), no programa de doutorado "Administración, Hacienda y Justicia en el Estado Social", com a tese subordinada ao tema «O representante da Fazenda Pública no Processo Tributário». Como investigador, defendeu temas científicos em universidades de renome, designadamente no I Congresso de Investigadores Lusófonos e no I Congresso de Derecho Transnacional. Consagrou-se Mestre pela Universidade Católica na área do Mestrado Geral em Direito, com a defesa da tese subordinada ao tema «Oposição Vs Impugnação Judicial», publicada pela editora daquela Universidade em Portugal e Brasil. Terminou a licenciatura em direito na Universidade Lusófona, embora a tivesse iniciado na Universidade de Coimbra onde concluíra o 2.º ano de direito. É blogger e youtuber, autor das obras com edições continuadas “Oposição Vs Impugnação Judicial”, “O Essencial sobre o Arrendamento Urbano”, “Minutas e Formulários - Anotados e Comentados” , “A Demanda e a Defesa nas Execuções Cíveis e Fiscais” e "Manual do Regime Jurídico do Arrendamento - A Narrativa, a Ciência, o Pragmatismo e o Pleito, no Arrendamento". O autor tem uma experiência superior a 30 anos como funcionário da Autoridade Tributária, passando por todas as metamorfoses da carreira até ocupar funções que se coadunam essencialmente com o direito. Em período precedente estivera ligado ao setor das telecomunicações, e de forma mais acentuada à mediação e direito dos seguros. Em termos desportivos, é praticante de Karate Goju-Ryu e treinador reconhecido pelo IPDJ. Embora tenha iniciado essa prática com referência à linha do Mestre Taiji Kase, viria a ser consagrado cinto negro na vertente de Karate Shotokan pelo Mestre Hiroku Kanazawa em 1999, e posteriormente, pelo estilo que ora pratica, da linha Okinawa Goju-Ryu Karatedo Kyokai.

Veja Também

Karate – Okinawa Goju-Ryu Karatedo Kyokai

Tweet Email Tweet EmailI – Intróito Nem sempre é fácil coadunar as peculiaridades de autor ...