Dar/Receber Luvas

Dar/Receber Luvas

Significado: Subornar ou aceitar suborno.
Origem: É uma expressão que tem proveniência em Espanha, no Império dos Habsburgos.
A sua génese terá mais de 500 anos, sendo que, surgiu num período em que se dava imenso valor às luvas, por constituir um símbolo de elevado estatuto.
Para ter haver acesso à compra das luvas, dava-se dinheiro em troca de favores para as conseguir adquirir.

Sobre Antonio Soares da Rocha

Antonio Soares da Rocha
O autor tem uma experiência superior a 30 anos como funcionário da Autoridade Tributária, passando por todas as metamorfoses da carreira até ocupar funções de jurista e representante da Fazenda Pública. Em período precedente estivera ligado ao setor das telecomunicações, à mediação e direito dos seguros. Terminou a licenciatura em direito na Universidade Lusófona. Adquiriu a qualificação de Mestre em Direito na Universidade Católica com a defesa da tese na área do Direito Fiscal, e publicada pela editora daquela Universidade em Portugal e Brasil. Investigador da Universidade do Minho, tem defendido como congressista temas científicos em universidades de renome. É autor de algumas obras com edições continuadas, designadamente “Oposição vs Impugnação Judicial”, “O Essencial sobre o Arrendamento Urbano” e “Minutas e Formulários – Anotados e Comentados”. Em termos desportivos, é praticante de Karate Goju-Ryu e treinador reconhecido pelo IPDJ. Embora tenha iniciado essa prática com referência à linha do Mestre Taiji Kase, viria a ser consagrado cinto negro na vertente de Karate Shotokan pelo Mestre Hiroku Kanazawa em 1999, e posteriormente, pelo estilo que ora pratica, da linha Okinawa Goju-Ryu Karatedo Kyokai.

Veja Também

As minhas cinzas – princípios do aproveitamento solene da vida e da limitação à transcendência

Tweet Email Tweet EmailSinto-me preparado para partir!… Mas não significa isto, que me seja imputada ...

Um comentário

  1. Caro António Rocha

    Por acidente vi os seus comentários sobre a origem de “dar luvas”, Permita-me discordar da origem que refere. De facto tal teve origem na universidade e na atribuição dos graus académicos.
    Sugiro-lhe a leitura deste link
    http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/images/hfe/momentos/medieval/estudantes/exames.htm

    Em Portugal os Estatutos da Universidade de D. João I, em 16/06/1431 determinam que ” O bacharelando dê aos reitores e a todos os graduados e aos regentes das lições somente as luvas e não mais”

    Cpts

    Herminio Coelho